Caros amigos, permitam-me um desabafo:
No passado dia 28 de Outubro um grupo de enfermeiros associados à candidatura Enfermagem Com Futuro lançou uma petição pública no sentido de solicitar aos órgãos de comunicação social que concedam às eleições para a Ordem dos Enfermeiros o mesmo relevo que têm dedicado a outros processos eleitorais de outras ordens profissionais. Sinto que o momento pode ser útil para pôr o país a falar e a ouvir falar de Enfermagem e dos Enfermeiros - ...daquilo que somos, das competências que colocamos ao dispor das pessoas e das comunidades, da mais-valia que trazemos para o sistema de saúde, mas também das nossas angústias, das dificuldades com que somos confrontados todos os dias, do desrespeito de que temos sido alvo pelo poder político.
Quase duas semanas volvidas menos de 400 enfermeiros assinaram a petição, a maioria do movimento que tenho a honra de liderar. Se lerem bem o fundamento então apresentado, a petição parte do princípio do respeito por todos os que apresentam uma proposta para o futuro próximo da Enfermagem. Fá-lo reconhecendo a legitimidade de todos neste processo que só pode, aliás, só deve promover a Enfermagem e alavancar o seu desenvolvimento.
Acho estranho que alguns colegas percam tempo num debate estéril, na fulanização das candidaturas, quando nem sequer assinaram a petição que pede, apenas, clareza e respeito mútuo entre todos. Temos a obrigação de dignificar a Enfermagem e esclarecer, sem demagogias, sem populismos, sem promessas fáceis, os Enfermeiros. A assinatura desta petição pretende precisamente este desiderato: falar com elevação das propostas, falar com verdade a importância da Enfermagem no sistema de saúde português e na sociedade como um todo.
Reitero pois o convite que tenho repetido de norte a sul de Portugal: desafio todos os colegas candidatos, sem exeção, a aceitarem um debate perante os enfermeiros e perante os portugueses sobre as suas propostas e a sua visão da Enfermagem que Portugal precisa e merece. Um debate sobre propostas credíveis, legalmente enquadráveis e fundamentadas na melhor evidência disponível. E o primeiro passo pode ser, na minha humilde opinião, convidarem todos os seus apoiantes a assinarem esta petição para podermos levar à comunicação social. Não precisamos de esperar pelo dia 16 de Dezembro para por em prática o que defendemos, e esta tem sido a minha atitude enquanto líder da proposta Enfermagem Com Futuro.
Ou será que precisamos?
José Carlos Gomes #EnfermagemComFuturo
Assine aqui a petição: http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT78862
Sem comentários:
Enviar um comentário