terça-feira, 17 de novembro de 2015

Visita ao Hospital das Forças Armadas

A visita ao Hospital das Forças Armadas permitiu à equipa da Enfermagem Com Futuro abordar o trabalho prévio de proximidade da enfermeira Piedade Pinto com esta instituição na área da formação da qualidade, registos CIPE e sistemas informatizados, permitindo reforçar o facto de querermos continuar esse trabalho no próximo mandato.
Abordou-se também a necessidade do apelo ao voto por parte dos enfermeiros para legitimar a acção do futuro bastonário e sua equipa.
As competências acrescidas na área hiperbárica e a continuação do desenvolvimento do trabalho sobre as competências em enfermagem militar colmataram os assuntos debatidos.
Deixamos abaixo uma entrevista da enfermeira Piedade Pinto sobre as condições do exercício profissional e algumas fotos da visita.




QUE GLÓRIA ALCANCE POR SABER CUIDAR

Visita à Cliria - Aveiro e ao Centro Hospitalar Baixo Vouga

O acolhimento na Cliria – Aveiro foi muito caloroso, tendo a nossa equipa tido a oportunidade de constatar mais um exemplo de sucesso do papel dos enfermeiros na gestão de instituições de saúde.
Seguiu-se mais uma amigável receção no Centro Hospitalar do Baixo Vouga, pelo Enf.º Diretor Carlos Jorge, onde levámos a cabo conversas construtivas sobre a Enfermagem e seus desígnios.
Foi possível abordar temas tão variados como os benefícios e regalias de ser membro da Ordem dos Enfermeiros - seguro profissional, protocolos com Instituições, isenção de quotas em casos economicamente desfavoráveis, etc. –, fazer uma análise crítica do trabalho desenvolvido nos últimos 4 anos ou analisar os limites de atuação da OE.

Com a certeza de que mais momentos de debate sério se seguirão por Aveiro, despedimo-nos com um apelo ao voto pela construção de uma Enfermagem mais representativa.




Visita ao ACES Baixo Vouga

Dedicámos a manhã a visitar os colegas das várias unidades funcionais do Centro de Saúde de Ílhavo (USF Leme e USF Costa da Prata) e do Centro de Saúde de Aveiro (USF Flor do Sal, USF Moliceiro, USF Aveiro-Aradas e UCC Aveiro). Tivemos também a oportunidade de visitar a Unidade Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo.

É de salientar que fomos muito bem-recebidos em todas as unidades que visitámos, criando-se um clima de proximidade e de partilha junto dos colegas. Transmitimos aos colegas os 18 compromissos da nossa candidatura e referimos o que pretendemos continuar a desenvolver ao nível da Secção Regional do Centro. 
Houve um espaço aberto para questões, onde Foram focados aspetos relacionados com o acompanhamento do exercício profissional, a carreira de enfermagem, a valorização dos enfermeiros especialistas, os benefícios para os membros da Ordem, o regulamento de isenção de quotas, o seguro de responsabilidade civil profissional, o ensino e a imigração dos colegas recém-licenciados, as dotações seguras, a satisfação profissional, a reforma dos cuidados de saúde primários, o enfermeiro de família e o Serviço Nacional de Saúde.

Estiveram presentes nesta visita a Enfermeira IsabelOliveira, a Enfermeira Rita Leal e o Enfermeiro Pedro Quintas, todos com atividade nos Cuidados de Saúde Primários. Foi uma manhã enriquecedora a todos os níveis. Em proximidade com os colegas na comunidade. Porque não centrar a enfermagem no cidadão e na comunidade?! Não há dúvida de que a prestação de cuidados de saúde deve ser realizada na comunidade pelo enfermeiro de família, pelos colegas das Unidades de Cuidados na Comunidade e, ainda, pelos colegas da Unidade de Saúde Pública. Estes têm conhecimentos, competências e confiança para cuidarem das pessoas, grupos e famílias inseridas no seu ambiente, na sua comunidade.

Fica aqui uma entrevista do candidato a bastonário pela Enfermagem Com Futuro, enfermeiro José Carlos Gomes, sobre os desafios actuais da Enfermagem e algumas fotos da visita, bem como a equipa candidata à Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem Comunitária.









segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Visita ao Hospital Curry Cabral

No dia 13, visitámos os vários serviços do Hospital Curry Cabral sendo sempre bem recebidos pelos colegas.
Nesta visita partilhou-se muitas opiniões sobre a existência da Ordem dos Enfermeiros e aproveitámos para esclarecer algumas dúvidas sobre as áreas de intervenção/responsabilidade da OE.
Valorizou-se a importância de votarmos nas próximas eleições para que, independentemente de quem ganhar, a OE possa representar fidedignamente os enfermeiros e a sua vontade.

Apresentou-se os compromissos desta candidatura, sendo estes considerados pelos vários colegas como exequíveis.
Deixamos abaixo um vídeo do Enf.º Rui Moreira sobre o que significa pertencer a uma Ordem profissional, bem como algumas fotos da visita.













domingo, 15 de novembro de 2015

Visita ao ACES Pinhal Litoral

Foi uma tarde produtiva.
Estivemos juntos dos colegas dos Cuidados de Saúde Primários e a nível das unidades funcionais fomos bem recebidos por todos os colegas, tendo tido a oportunidade de dar a conhecer os nossos 18 compromissos.
Os colegas colocaram algumas questões relacionadas com a valorização do enfermeiro especialista, com as dotações seguras, com a necessidade do governo investir mais nos CSP e de verem os enfermeiros como um investimento e não como uma despesa.
Foram ainda abordados vários aspectos da vida da Ordem, nomeadamente: quotas, seguro de responsabilidade civil profissional, ensino e investigação, financiamento, qualidade dos cuidados e representação internacional.
Em suma, um momento enriquecido e enriquecedor, como é sempre qualquer ocasião de proximidade e de partilha.

Estiveram presentes nesta visita a enfermeira Marina Pereira e os enfermeiros José Carlos Gomes, Pedro Quintas, Marco Neves, Nuno Pedro e Jorge Trindade.

Fiquem a conhecer abaixo a equipa candidata aos órgãos da Secção Regional do Centro pela Enfermagem Com Futuro, assim como algumas fotos desta visita.






Eis as fotos desta visita.