Aqui fica a nossa foto-reportagem de mais um excelente dia de campanha na melhor companhia de todas: d@s colegas enfermeir@s.
quinta-feira, 3 de dezembro de 2015
Visita ao Centro Hospitalar Tondela-Viseu
Realizou-se no dia 30 de Novembro a visita de campanha da candidatura Enfermagem com Futuro - Centro ao Pólo Tondela do Centro Hospitalar Tondela-Viseu e aos Centros de Saúde de Tondela e Viseu 3 (ACES Dão-Lafões), com uma equipa constituída pelo Hélder Lourenço, Helena Rebelo, Luís Ferreira e Lénia Ferreira.
A visita correu muito bem e tivemos a oportunidade de visitar os serviços de Urgência, Medicina, Cuidados Paliativos e SIV Tondela, tendo sido bem recebidos pelos colegas presentes e, que nos ouviram com atenção e fizeram as habituais perguntas sobre o que a OE pode fazer para melhorar a profissão e ajudar os profissionais (carreira, horário de trabalho, ordenado, etc...).
Depois fomos aos antigos Centros de Saúde de Tondela e Centro de Saúde de Viseu 3, bem como a várias unidades deste ACeS Dão-Lafões, onde continuamos a ser bem recebidos pelas equipas locais, que apesar do trabalho foram muito receptivas à nossa presença e às nossas propostas.
Aproveitamos para deixar aqui a entrevista ao Enf.º Nelson Coimbra sobre o papel da Enfermagem na emergência pré-hospitalar.
Visita ao IPO e ao Hospital de Cascais
Ontem, dia 2 de Dezembro, continuámos com as visitas de proximidade, tendo visitado o IPO de Lisboa e o Hospital de Cascais.
Nestas visitas foi possível abordar e discutir com os colegas dos diversos serviços visitados as atribuições da Ordem dos Enfermeiros bem como as principais diferenças entre entre a actividade da Ordem dos Enfermeiros e a actividade sindical, dado que muitas das preocupações verbalizadas são eminentemente de cariz sindical
Foi possível apresentar aos colegas as principais linhas do programa regional, nomeadamente do previsto trabalho de proximidade junto das diversas organizações da Secção Regional do Sul, do estabelecimento do gabinete de apoio Jurídico-Deontológico na Secção e na criação da figura do enfermeiro-elo da Secção por cada organização de saúde.
Agradecemos aos colegas o modo como nos receberam, a partilha e os esclarecimentos, todos eles elementos de um verdadeiro trabalho de proximidade.
Visita aos ACeS Lisboa Norte, Lisboa Central e Lisboa Ocidental
Ontem visitámos as seguintes unidades de saúde:
Nas visitas houve oportunidade para abordar com os colegas:
- As atribuições da OE, suas competências e funções.
- A reestruturação dos cuidados de saúde primários e a diferenciação negativa entre as USF e UCSP, bem como algumas estratégias para resolução deste problema.
- O enfermeiro de família, as vantagens e dificuldades na implementação deste modelo
- Importância do poder político no factor de decisão
- Visibilidade do trabalho dos enfermeiros e a dignificação da profissão
- Importância da comunicação interna e externa na satisfação dos enfermeiros e as estratégias de proximidade com os mesmos
- Formação académica/ condicionantes do processo de Bolonha - que intervenção deve ter a OE na regulamentação desta temática.
Relativamente à questão do ensino, deixamos aqui a entrevista à Enf.ª Manuela Néné.
Visita ao Hospital de São Bernardo
Hoje visitámos o Hospital de São Bernardo, onde tivemos oportunidade para debater e analisar os programas das várias candidaturas, para que os enfermeiros possam votar em consciência. Foram apresentadas questões muito pertinentes sobre o futuro da Profissão, que encontram respaldo nas nossas preocupações e propostas para o quadriénio 2016-2019.
Houve ainda oportunidade para explicar a diferença entre a intervenção da Ordem e das estruturas sindicais, dado que muitas das questões colocadas pelos colegas se relacionam com matérias afectas mais directamente às responsabilidades sindicais.
Visita ao ACES Dão Lafões
Realizámos hoje a última visita de campanha nas unidades do ACES Dão Lafões, nomeadamente os Centros de Saúde de Aguiar da Beira, Sátão, Penalva do Castelo e Vila Nova de Paiva, sendo que no caminho visitámos igualmente as UCC e as unidades da RNCCI de Aguiar da Beira e de Vila Nova de Paiva.
A equipa foi constituída pela Helena Rebelo, Hélder Lourenço, Madalena Cunha e Cesaltina Rodrigues, tendo a mesma decorrido com uma abertura excepcional na grande parte dos contextos visitados e com uma participação ativa de todos os colegas, devendo ser salientado o papel dos nossos Interlocutores de campanha (1 em cada um desses locais) e que foram muito importantes no agendamento preparatório destas visitas.
Na discussão de ideias questionaram o que fará o candidato José Carlos Gomes com o MDP e qual o caminho a seguir caso seja vencedor, tendo sido as propostas da candidatura esclarecedoras nesta matéria.
quarta-feira, 2 de dezembro de 2015
Visita à Unidade Local de Saúde do Nordeste Alentejano
Na visita à ULSNA estiveram presentes as candidatas Luísa Velez, Clara André e Maria do Rosário.
O dia começou às 9h, no hospital Dr. José Maria Grande de Portalegre, dando seguimento ao trabalho de proximidade desta campanha.
Tivemos possibilidade de tocar os seguintes pontos com os colegas:
- Quem é o Zé e a Piedade;
- Apelo a uma participação ativa e informada nas eleições, reforçando que um maior número de votantes confere uma maior visibilidade à Enfermagem;
- Apelo à subscrição da petição publica para dar visibilidade social aos Enfermeiros e proporcionar um debate entre os candidatos;
- Que pretendemos uma Ordem que invista na proximidade, na resposta às duvidas e problemas dos Enfermeiros, nos seus locais de trabalho;
- Foram debatidas as questões relacionadas com o papel e competências da Ordem versus o papel dos sindicatos.
Começámos pela consulta externa e seguimos posteriormente para a urgência, paliativos, obstetrícia, cirurgia, ortopedia, medicinas, UCI, bloco operatório, psiquiatria e ainda a Escola Superior de Saúde de Portalegre
Às 15h começámos no Hospital de Santa Luzia de Elvas, passando pelos serviços de medicina, ortopedia, bloco operatório, cirurgia, medicina, consulta externa e urgência.
As questões mais levantadas pelos colegas prenderam-se com o valor da quotização e os benefícios de se ser membro da Ordem, as remunerações (principalmente as diferenças entre os enfermeiros com mais anos de profissão e os recém formados) e as 40 horas semanais. Ficou demonstrando que a maioria das preocupações que ocupam o espírito d@s coleg@s são de natureza sindical, o que não obsta ao contínuo esclarecimento pela nossa equipa sobre o que está em causa nestas eleições para a Ordem dos Enfermeiros.
Foi ainda referido por um colega que era importante a deslocação do candidato a Bastonário ao interior e às zonas não centrais, desafio esse que estamos a cumprir.
Visita ao Centro Hospitalar da Póvoa do Varzim e Vila do Conde
Visita ao Centro Hospitalar da Póvoa do Varzim e Vila do Conde com a presença do candidato a Bastonário José Carlos Gomes, Mara Pinho, José Augusto Gomes, Luís Costa, Manuela Amaral e Nelson Coimbra.
Para conhecer o plano de acção da equipa candidata à Secção Regional do Norte pela Enfermagem Com Futuro clique aqui.
Visita ao Hospital Pediátrico de Coimbra
Dia 26 de Novembro a campanha decorreu no Hospital Pediátrico de Coimbra, onde o candidato José Carlos Gomes esteve presente. O incentivo ao voto esclarecido e livre foi uma constante em todos os serviços. Foram esclarecidos vários aspetos do programa da Enfermagem Com Futuro havendo boa recetividade dos enfermeiros presentes.
Fique a conhecer aqui a nossa equipa candidata à Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica.
Visita ao ACeS Baixo Mondego e unidades de Mortágua
Ontem fomos a mais alguns Centros de Saúde do ACeS Baixo Mondego: Mira, Cantanhede, Mealhada, Mortágua. Já não conseguimos ir a Soure em tempo útil, mas fica o compromisso de lá irmos antes de dia 12.
Em Mortágua visitámos também a Unidade de Cuidados Continuados Integrados e o Lar da Misericórdia. Nesses locais encontrámos colegas que iniciaram há pouco tempo as suas funções e que vão votar pela primeira vez, pelo que a oportunidade para todos os esclarecimentos tidos como necessários se revelou extremamente útil.
Onde quer que estejam enfermeir@s a exercer a sua nobre profissão, a Enfermagem Com Futuro tudo fará para ir de encontro às/aos mesm@s, alicerçando a construção da coesão e sentido profissional no paradigma da proximidade, abertura e partilha.
De forma a conhecerem em pleno o que advogamos, podem consultar aqui o plano de acção da Enfermagem Com Futuro - Centro.
Visita à Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo
Ontem estivemos com colegas da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo: no Centro de Saúde da Vidigueira, de Cuba e Beja, e no Hospital José Joaquim Fernandes.
Foram debatidas várias questões relacionadas com os direitos que os enfermeiros têm pelo facto de serem membros da OE, nomeadamente, seguro profissional, acesso a bases dados cientificas, resenhas de impressa diária, pareceres da ordem e protocolos com diversos serviços, entre outros.
Os problemas que os enfermeiros mais referiram estão relacionados com as dotações de enfermagem, que muitas vezes são inadequadas, o sentimento de desmotivação e subvalorização e a preocupação com o seu futuro e com o futuro da profissão.
Agradecemos a todos os colegas o modo como fomos acolhidos. Os momentos de partilha foram de verdadeira proximidade.
Podem ficar a conhecer aqui o plano de acção regional da Enfermagem Com Futuro - Sul.
domingo, 29 de novembro de 2015
Visita à Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano
Estiveram presentes nesta visita as candidatas Helena Lucas e Isabel Oliveira e os candidatos José Vilhena e Rui Moreira.
Foi mais um momento de proximidade com os colegas na Unidade Local de saúde do Litoral Alentejano, nomeadamente o Centro de Saúde de Santiago do Cacém e Hospital do Litoral Alentejano.
Na construção de uma Ordem representativa apelámos ao voto...ao voto informado, no respeito pelas competências legais da Ordem dos Enfermeiros, lembrando a importância de conhecerem todos os programas das listas candidatas.
Foram debatidos construtivamente temas como: a criação de novas especialidades, os cursos de especialização em Enfermagem e a discordância dos colegas com metodologias de ensino de algumas instituições de ensino superior de Enfermagem ao nível da especialização, o reconhecimento de competências e a recertificação de competências.
Falámos também da necessidade das diferentes associações profissionais trabalharem próximas, em prol da profissão, no respeito pelas suas áreas de competência legalmente atribuídas. A esse respeito, deixamos aqui a nossa proposta nº 16, sobre a ampliação do âmbito de intervenção do FNOPE.
Aproveitámos esta proximidade para divulgarmos e sensibilizarmos para a subscrição e partilha da Petição Pública "Por um debate Sério e Construtivo sobre Enfermagem" http://peticaopublica.com/ pview.aspx?pi=PT78862
Subscrever:
Mensagens (Atom)